Meu metabolismo trintou!

Meu metabolismo trintou!

A partir dos 30 anos de idade, nosso organismo tende a ficar mais lento de maneira que nosso corpo passa a consumir menor quantidade de calorias diárias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, é normal que as atividades físicas diminuam com a idade o que, somado às quedas hormonais que acontecem fisiologicamente no decorrer dos anos, contribuem para a redução da massa muscular e acúmulo de gordura corporal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para as mulheres, as alterações metabólicas tendem a ser ainda maiores pelos desequilíbrios hormonais e situações como gravidez, uso de hormônios que predispõem ao acúmulo de gordura corporal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após os 30 anos, a estimativa é que as pessoas percam de 2% a 8% de massa muscular a cada década de vida. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta queda varia conforme genética, rotina de atividade física, alimentação, Índice de Massa Corporal (IMC)e sexo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para minimizar a redução do metabolismo, é recomendado a prática de exercícios físicos regularmente e uma dieta balanceada com baixo consumo de açúcar e alimentos processados. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Exame de bioimpedância pode ajudar a analisar o metabolismo além de outros exames específicos que são importantes nesta avaliação e ajudam a descartar doenças que podem interfererir no metabolismo tais como o hipotireoidismo por exemplo.