Ansiedade e Ganho de Peso – Qual a Relação?

Ansiedade e Ganho de Peso – Qual a Relação?

Em época de quarentena e muita ansiedade (mais do que justificada pelas atuais circunstâncias), algumas pessoas estão preocupadas com um possível ganho de peso.
Mas será que realmente existe relação entre a ansiedade e o ganho de peso?
A resposta é … em alguns casos, sim!
Vamos entender o porquê.
A ansiedade nem sempre é considerada uma doença. Ela trata-se de uma resposta natural do corpo que ocorre em situações de stress. Em níveis normais, pode ser considerada como uma condição orgânica que confere às pessoas melhores condições de preservação. Porém, dependendo da intensidade e da frequência com que ela ocorre, pode ser definida como um quadro patológico que pode ocasionar o aparecimento de diversos transtornos mentais. Entre eles estão os distúrbios alimentares e a compulsão que podem levar ao consumo de exagerado de alimentos especialmente de doces, pães, massas e outros alimentos fontes de carboidratos simples e açúcar que aumentam a produção de serotonina e aliviam a ansiedade momentaneamente. Isso causa naturalmente um grande aumento no consumo de calorias, levando ao ganho de peso e dificuldade para emagrecer.
A ansiedade também pode levar a ganho de peso na medida que aumenta a liberação de alguns hormônios entre eles o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que estimula o apetite.
No próximo post daremos dicas de como conseguir controlá- la.

Não perca!