Tireoide x Libido: Qual a Relação?

Tireoide x Libido: Qual a Relação?

Estudos recentes demonstraram que a prevalência de disfunção sexual…

Estudos recentes demonstraram que a prevalência de disfunção sexual em pacientes com hipotireoidismo e hipertiroidismo são altas em ambos os gêneros.

Curiosamente, muitos dos homens e mulheres incluídos nos trabalhos tinham menos de 40 anos, sugerindo que distúrbios da tireoide podem ser a etiologia de problemas de saúde sexual em alguns pacientes jovens.

Trabalho de revisão recente publicado no Sexual Medicine Reviews, January 2019 mostrou ainda que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem prejudicar também a libido.

O mecanismo pelo qual a doença da tireóide leva à disfunção sexual ainda é desconhecido; no entanto, estudos demonstraram que ambos exercem efeitos sobre os níveis circulantes de hormônios sexuais, além de provocarem indiretamente desregulação psiquiátrica e autonômica que podem prejudicar a função sexual.

Curiosamente, nos estudos, o tratamento dos distúrbios tireoidiano foi associada à uma dramática resolução da disfunção sexual.

A melhora da consciência da associação entre distúrbios da tireoide e disfunção sexual podem permitir um diagnóstico e tratamento mais precoce do problema.