O Frio Interfere na Produção de Hormônios?

O Frio Interfere na Produção de Hormônios?

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo nosso termostato biológico…

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo nosso termostato biológico, o hipotálamo, porção pequenininha do encéfalo que recebe sinais enviados pelos termorreceptores localizados no nosso corpo.

Uma vez que sejam captados sinais de resfriamento, o hipotálamo é ativado, enviando estímulos que levam ao aumento da temperatura corporal.

Um dos hormônios cuja produção é aumentada nos meses mais frios é o TSH que, por sua vez, leva ao aumento da produção de hormônios tireoidianos e consequente aumento do metabolismo.

Um estudo publicado em 2013, no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, sugere que as variações sazonais nos níveis de TSH devem ser levadas em consideração antes de fazer um diagnóstico de hipotireoidismo subclínico que se caracteriza por valores de hormônios tireoidianos normais com níveis de TSH ligeiramente aumentados.

Os pesquisadores mediram os níveis de TSH todos os meses em 1.751 pessoas com hipotireoidismo subclínico e 28.096 pessoas saudáveis ​​com função tireoidiana normal e mostraram um padrão sazonal significativo nos níveis de TSH.

O TSH aumentou nos meses frios do inverno à primavera e diminuiu no verão e no outono, tanto em pessoas saudáveis ​​quanto naquelas com hipotireoidismo subclínico.

Outros estudos também observaram que pode haver uma alteração na função da tireóide sazonalmente.

É como se o corpo estivesse tentando lidar ou compensar o frio aumentando os níveis hormonais para gerar mais calor.

1 comentário até agora

Ana Paula Portugal Publicado em10:03 - 6 de agosto de 2020

Olá, tudo bem?! Eu sinto muito frio. Meus pés vivem gelados, para esquentar é necessário usar quatro meias e sapatos. Minha mão tb fica gelada, nesse caso utilizo luvas para aquecer. Odeio o frio, sofro muito quando chega o inverno. Moro no nordeste, na região leste, sei que o daqui frio comparado a outros lugares não tem comparação, mesmo assim sinto um fio horrendo. As temperaturas chega às vezes a 17 graus, quando isso acontece fico p morrer. Uso várias roupas p me aquecer, até meu nariz gela, minha cabeça dói é horrível. Minha estatura é 1,58; peso corporal 57,500kg, não sou sedentária, tenho uma boa saúde, sofro com esse frio desde criança. Acredito que, quando ficar idosa não irei suportar. Obrigada pelo artigo, me ajudou bastante. Meus hormônios tireoidianos estão sempre normais, só não sei pq sinto tanto frio.