O Frio Interfere na Produção de Hormônios?

O Frio Interfere na Produção de Hormônios?

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo nosso termostato biológico…

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo nosso termostato biológico, o hipotálamo, porção pequenininha do encéfalo que recebe sinais enviados pelos termorreceptores localizados no nosso corpo.

Uma vez que sejam captados sinais de resfriamento, o hipotálamo é ativado, enviando estímulos que levam ao aumento da temperatura corporal.

Um dos hormônios cuja produção é aumentada nos meses mais frios é o TSH que, por sua vez, leva ao aumento da produção de hormônios tireoidianos e consequente aumento do metabolismo.

Um estudo publicado em 2013, no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, sugere que as variações sazonais nos níveis de TSH devem ser levadas em consideração antes de fazer um diagnóstico de hipotireoidismo subclínico que se caracteriza por valores de hormônios tireoidianos normais com níveis de TSH ligeiramente aumentados.

Os pesquisadores mediram os níveis de TSH todos os meses em 1.751 pessoas com hipotireoidismo subclínico e 28.096 pessoas saudáveis ​​com função tireoidiana normal e mostraram um padrão sazonal significativo nos níveis de TSH.

O TSH aumentou nos meses frios do inverno à primavera e diminuiu no verão e no outono, tanto em pessoas saudáveis ​​quanto naquelas com hipotireoidismo subclínico.

Outros estudos também observaram que pode haver uma alteração na função da tireóide sazonalmente.

É como se o corpo estivesse tentando lidar ou compensar o frio aumentando os níveis hormonais para gerar mais calor.