Meu Peso Estagnou. E agora?

Meu Peso Estagnou. E agora?

Continuar perdendo peso depois de um determinado período…

Continuar perdendo peso depois de um determinado período de dieta é uma queixa muito frequente entre os pacientes que fazem dieta. É o famoso efeito platô, momento a partir do qual o peso acaba se estagnando.

Ele ocorre normalmente por volta de 6 meses após o início de uma dieta hipocalórica.
Antigamente isso se atribuía à pouca adesão dos pacientes, à falta de mudança no estilo de vida, à falta de força de vontade e à falta de motivação. Entretanto, hoje se sabe melhor porque isto acontece.

A perda de peso é acompanhada de adaptações endócrinas que levam ao aumento do apetite e diminuem a saciedade.
Só para vocês terem uma ideia, estima- se que para cada quilograma de peso perdido, o gasto calórico diminui em cerca de 20 a 30 kcal/ dia, enquanto o apetite aumenta cerca de 100 kcal/ dia acima do nível basal antes do início da perda de peso.

É este aumento exponencial na ingestão alimentar que limita a continuação da perda de peso. Obviamente é necessário um esforço enorme e maior para evitar os excessos e vencer o aumento do apetite que cresce proporcionalmente ao peso perdido. É por isso que a perda de peso fica quase impossível e, muitas vezes, voltar a ganhar torna-se inevitável. Mas vencer isso é possível. Se você encontra- se nesse processo, procure a ajuda de um especialista.

17Ref. : Maintenance of Lost Weigh t and Long -Te rm Management of Obesity. Med Clin N Am 102 (2018) 183–197