Metabolismo na Menopausa. O que Muda?

Metabolismo na Menopausa. O que Muda?

O período do climatério é uma fase biológica…

O período do climatério é uma fase biológica do ciclo vital feminino que tem início por volta dos 40 anos de idade. É a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo.

Menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. É determinada pela queda de produção dos hormônios ovarianos : estrogênio e progesterona.

A composição corporal na mulher, a partir da 3ª década, sofre modificações tais como um aumento de massa gorda de 5 a 10% (1,5 a 2,5kg), por década e diminuição de massa magra de 2,5% (1,0 a 1,5kg) a 8% por década.

Assim, grande parte do declínio do metabolismo pode ser atribuída à somatória da perda de massa corporal relacionada à idade somada ao declínio nos níveis hormonais que ocorre na menopausa.

E então… como driblar tudo isto?

A medida mais importante, não controversa e simples que toda mulher pode e deve fazer é se exercitar. Os benefícios são muitos, sendo o mais importante a manutenção da massa muscular e, portanto, a massa e a força óssea.

senha