Gravidez e Obesidade

Gravidez e Obesidade

Estudos indicam que no Brasil, 20% das mulheres são obesas… Estudos indicam que no Brasil, 20% das mulheres são obesas e mais da metade delas estão com sobrepeso em idade fértil, logo é cada vez mais comum gestações que sofrem algum tipo de complicação por essa questão. Por isso, atingir um peso saudável para quem planeja engravidar é extremamente importante.

Além de complicações durante a gestação, a obesidade pode estar associada a infertilidade visto que está associada à síndrome dos ovários policísticos – SOP, que tem como uma das características ciclos irregularidades e/ou anovulatórios que podem causar dificuldade para engravidar.

Mesmo em mulheres que ovulam regularmente, um IMC maior parece dificultar a gravidez e além disso a obesidade também pode diminuir o sucesso da fertilização in vitro (FIV).

Estratégias para o tratamento da obesidade em mulheres não grávidas incluem mudança de estilo de vida (restrição calórica e atividade física), medicamentos e em alguns casos selecionados, cirurgia bariátrica.

Esta é a primeira parte de uma série de posts que irei falar dos riscos da Obesidade para saúde da mulher.

Nos próximos posts falaremos dos riscos da obesidade para a mãe e para o bebê. Não percam!