Disfunçāo na Tireoide Pode Dificultar a Gravidez?

Disfunçāo na Tireoide Pode Dificultar a Gravidez?

Engravidar mesmo tendo problemas de tireoide, tanto o hiper…
Embora seja possível engravidar mesmo tendo problemas de tireoide, tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem desencadear problemas de fertilidade e abortamentos. 👉Alem disso, mesmo quando não há alteração da função tireoidiana, mulheres que possuem anticorpos anti- tireoidianos positivos, também podem apresentar quadros de infertilidade, aborto espontâneo e problemas durante e depois do parto.
De qualquer maneira, vale lembrar que quando os problemas se relacionam à tireoide , é só trata-los que, na grande maioria das vezes, tudo se resolve!
Em resumo, mulheres com queixas de infertilidade ou com história de perda fetal devem ser sempre investigadas quanto aos distúrbios da tireoide. Fique atento

2 Comentários

Nathália Publicado em9:46 am - set 16, 2019

Olá Dra. Eu tenho Tiroidite de Hashimoto, não tenho alteração hormonal, mas devido a doença tenho anticorpos anti- tireoidianos positivos.

Já fui em algum médicos e nunca me disseram que isso seria um problema para engravidar.
Estou tentando uma gestação à 10 meses e no último mês tive um positivo, porém dias depois tive uma perda gestacional. Sei que o motivo pode ser os anticorpos anti- tireoidianos positivos.
Existe algum tratamento para isso? Pois a única coisa que acho são tratamentos para a disfunção hormonal.

Achei um estudo na internet falando que a utilização de LT-4 pode ajudar nestes casos, diminuindo a probabilidade de perda ou parto prematuro.
Será que este aborto é algo que devo me preocupar?

    Rosália Padovani Publicado em1:23 pm - set 23, 2019

    Olá
    Vamos lá…
    Sua pergunta é muito importante e frequente no consultório.
    Existe hoje uma grande preocupação acerca da necessidade de tratamento de gestantes que apresentam função tireoidiana normal, porém com anticorpos anti-TPO positivos que parece ser o seu caso.
    Alguns dados da literatura mostram que só a presença de anti-TPO pode estar sim associado com 2x o aumento do risco de aborto. Isto se justificaria unicamente pela presença de uma disfunção auto-imune que, por si só, seria responsável pelo aumento de perdas gestacionais.
    Porém ainda faltam estudos que comprovem esta relação e os mecanismos que justifiquem esta associação
    Da mesma forma, em relação à infertilidade há poucos dados que confirmem essa relação.
    Em vista da ausência de estudos, a recomendação da Associação Americana de Tireoide (ATA 2017) é que o tratamento seja feito somente para gestantes com Anti- TPO positivo e que apresentem história prévia de perda gestacional que seria justamente você. Porém ainda não há consenso na literatura para recomendar contra ou a favor o tratamento com levotiroxina para evitar parto prematuro ou infertilidade.
    Assim sendo, recomendo que seu caso possa ser avaliado por um especialista. Boa sorte