Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional

Ansiedade e gestação estão fortemente relacionadas…

Ansiedade e gestação estão fortemente relacionadas. Nos casos de gestantes que apresentam diabetes durante a gestação, esta associação fica ainda mais forte !A gestante diabética não quer saber se o seu filho será menino ou menina mas se o diabetes vai prejudicar ou não o seu bebê.

O diabetes na gestação realmente pode aumentar o risco de complicações porém, isso não significa que o problema irá necessariamente acontecer. Se a gestante seguir as recomendações da equipe de especialistas que vai acompanhá-la e mantiver as glicemias controladas, os riscos diminuem significativamente. O controle intensivo da glicemia durante a gravidez também irá reduzir a probabilidade de a criança ter diabetes, um dos maiores temores da mãe diabética.

E daí vale um ALERTA, para as pacientes que já são diabéticas, os cuidados em relação ao controle glicêmico devem ser iniciados antes mesmo do início da gestação, ainda durante a fase de planejamento visto que a maioria das malformações afetam os órgãos que se formam nas oito primeiras semanas de vida intra-uterina. Ou seja, quando a mulher, às vezes, ainda nem sabe que está grávida. Portanto se você é diabética e está pensando engravidar nos próximos meses, vale a pena intensificar os controles pelo menos 6 meses antes!

senha