De que Forma a Tireoide Pode Alterar a Fertilidade?

De que Forma a Tireoide Pode Alterar a Fertilidade?

A infertilidade é uma questão crescente no mundo todo…

A infertilidade é uma questão crescente no mundo todo, e estima-se que 15% da população sofra desse problema. Os motivos da infertilidade podem variar sendo os distúrbios da tireoide uma das possíveis causas.

O hipotireoidismo caracterizado por uma redução dos níveis de hormônios tireoidianos pode influenciar tanto na concepção quanto na gestação.

Por outro lado, o hipertireoidismo também representa um obstáculo à concepção alterando a fertilidade e a saúde reprodutiva. Ao contrário do hipotireoidismo, ele é menos comum e se caracteriza por níveis de TSH diminuídos com hormônios tireoidianos elevados.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo estão associados à alterações dos ciclos menstruais, dificuldade para engravidar e podem estar associados a aumento do risco de abortamento.Também podem estar relacionados a complicações durante a gravidez e a um risco aumentado para a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Vale lembrar ainda que os autoanticorpos da tireóide, mesmo quando não há alteração da função tireoidiana podem também afetar negativamente a fertilidade e saúde reprodutiva.