Algum Hábito Alimentar ou Físico Para Melhorar a Função Tireoidiana?

Algum Hábito Alimentar ou Físico Para Melhorar a Função Tireoidiana?

Alguns nutrientes são essenciais, e podem contribuem para a saúde da nossa glândula tireoide.

Alguns nutrientes são essenciais, e podem contribuem para a saúde da nossa glândula tireoide. Entretanto, há outros que quando consumidos em excesso podem alterar o seu equilíbrio e a sua função.

Seguem aí algumas dicas 🖋️Iodo: seu consumo é essencial, e sua falta pode piorar o funcionamento da tireoide, provocando o bócio endêmico. Peixes de água salgada, ostras, mariscos e o sal iodado, são excelentes fontes 🖋️Selênio: tem um papel muito importante, pois participa da conversão do T4 em T3 (forma ativa). Entretanto o consumo de 2 unidades média de Castanha-do-Pará, garantem as necessidades diárias deste nutriente que pode estar também em carnes magras 🖋️ Soja: Estudos in vitro demonstraram que os fitoestrógenos, presentes na soja, diminuem a ação periférica de hormônios tireoidianos e afetam a sua síntese por inibição de uma enzima necessária para a sua produção. Além disso eles induzem a proliferação dos tireócitos, predispondo ao hipotireoidismo e bócio. Assim é discutida a possibilidade de que a ingestão da soja por indivíduos predispostos poderia desencadear ou acelerar a evolução para o hipotireoidismo franco. Qual a quantidade segura para ser ingerida deste alimento? Infelizmente ainda não se sabe 🖊Vegetais crucíferos: Couve, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor… principalmente na forma crua, em grande quantidade e de forma habitual podem diminuir a captação de iodo pela glândula tireoide e prejudicar a síntese dos hormônios levando, inclusive, ao bócio.

Melhorar o Estilo de Vida contribui para melhora do metabolismo, inclua atividades físicas regulares, mantenha-se hidratado e tenha uma alimentação saudável, equilibrada e de preferência com alimentos orgânicos.

Texto elaborado em conjunto pela nutricionista @daniellafcamilo e @dra.rosaliapadovani.endocrino