Veja dicas para cuidar da saúde enquanto se refresca nas férias

Veja dicas para cuidar da saúde enquanto se refresca nas férias

Manter uma rotina saudável ou até mesmo uma dieta durante o verão nem sempre é uma tarefa priorizada. Muitas vezes coincidente com as férias, o período mais quente do ano vem acompanhado de alguns deslizes alimentares, que podem ser facilmente repensados para quem quer manter a linha até nesta época.

Segundo a médica Rosália Padovani, doutora em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), algumas alterações na dieta podem tornar mais agradável cuidar do corpo durante o verão, até por ser uma época com elementos que facilitam a redução de peso, por exemplo.

O conselho inicial é seguir um programa de reeducação alimentar. “Comece incluindo, no seu dia a dia, alimentos como verduras, vegetais, grãos, proteínas”, disse. Um dos fatores que podem colaborar a quem quer manter uma alimentação saudável é de que as altas temperaturas causam mais sede, o que incentiva o consumo maior de água.

Mas atenção: a médica destaca que é importante beber apenas água, sem refrigerantes ou sucos. Este último, por exemplo, pode ser substituído pelas próprias frutas com bagaço. “Contém fibras e podem ser auxiliar no bom funcionamento do intestino”, destacou a médica.

Se tiver vontade de beber algo além da água, a dica são os sucos “detox”, por usarem algum tipo de verdura, como agrião, verdura e espinafre, e termogênicos naturais (hortelã, gengibre e limão), que são substâncias que “ativam o sistema nervoso central, aceleram o metabolismo, aumentam a termogênese (produção de calor) e, portanto, facilitam a queima da gordura e perda de peso”, explicou Rosália.

Ainda levando em consideração o calor que os brasileiros enfrentam, a médica aconselhou sobre sorvetes e atividades físicas. Para reduzir as calorias da sobremesa, é preferível, por exemplo, que substitua o sorvete tradicional por um smoothie, por ter ingredientes naturais e ser tão refrescantes quanto.

E, como esta é a melhor época para aproveitar as atividades aquáticas, a médica ainda enfatiza a possibilidade de praticar esportes como hidroginástica ou natação.

Fonte: http://www.redetv.uol.com.br/tvfama/blog/beleza-e-saude/veja-dicas-para-cuidar-da-saude-enquanto-se-refresca-nas-ferias

Conheça mais as especialidades da Dra. Rosália Padovani

senha