Como está o seu metabolismo: acelerado ou lento?

Como está o seu metabolismo: acelerado ou lento?

Metabolismo basal (MB) ou Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade mínima de energia necessária para que um indivíduo consiga manter as funções fisiológicas em níveis normais, mesmo estando em repouso. O metabolismo basal corresponde a cerca de 60 a 70% de nosso gasto calórico diário. As outras duas formas de gastarmos calorias é sob o efeito térmico da alimentação, que corresponde a cerca de 10% e através da atividade física, que corresponde a 15 a 20% do gasto total.

O MB pode variar dependendo do gênero, idade e do nível de atividade de cada indivíduo. Por exemplo, indivíduos sedentários apresentam um metabolismo basal mais lento que indivíduos extremamente ativos e homens queimam mais calorias que mulheres. Indivíduos jovens apresentam um metabolismo mais acelerado, mas após os 30 anos, principalmente nas mulheres cujo organismo tem mais tecido gorduroso, o organismo vai se tornando mais lento.

Indivíduos quem tem o metabolismo lento demoram mais tempo para transformar as calorias em energia e, por conta disso, ganham peso mais facilmente. Algumas causas de metabolismo lento são o hipotireoidismo, genética, diabetes, dieta, estresse e desequilíbrio hormonal.

O metabolismo acelerado, por sua vez, faz com que a pessoa queime as calorias mais rapidamente, concentrando menos gorduras, de forma que fica mais difícil ganhar peso.

Para quem deseja manter peso ou perder peso e não engordar novamente é interessante que o metabolismo esteja aumentado. Assim, seguem algumas dicas para quem deseja acelerar o metabolismo:

* Ingira alimentos termogênicos como pimenta, canela, gengibre e chá verde;

* Não fique muito tempo sem se alimentar;

* Treine constantemente: com orientação a pessoa pode treinar de 4 a 7 vezes por semana, sempre tomando cuidado com os intervalos de descanso;

* Combine exercícios aeróbicos que gastam calorias com ginástica localizada ou musculação que aumentam a massa magra. Lembre-se que pessoas com elevados níveis de massa muscular, tem um metabolismo basal mais acelerado.

* Beba bastante liquido.

Fonte: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/bem-estar/como-esta-o-seu-metabolismo-acelerado-ou-lento/

Conheça mais as especialidades da Dra. Rosália Padovani

senha