Blog Viva sem Neura – Mitos e verdades sobre os nódulos e o câncer de tireoide

Blog Viva sem Neura – Mitos e verdades sobre os nódulos e o câncer de tireoide

Mitos e verdades sobre os nódulos e o câncer de tireoide

Hoje, o assunto do blog são os nódulos na tireoide. Estima-se que 50% da população adulta têm nódulos tireoideanos, entretanto, somente 5% deles são considerados malignos. Aliás, você sabia que o problema é três vezes mais frequente em mulheres, principalmente entre 25 e 65 anos?

Mas, afinal, qual é a função da tireoide? Responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4), que regulam o crescimento e o metabolismo do corpo, a glândula tireoide controla funções como batimentos cardíacos, estados de humor, funcionamento do intestino e temperatura corporal.

Embora o câncer de tireoide ainda não tenha causa definida e, muitas vezes, não apresente sintomas, a endocrinologista Rosália Padovani alerta que é muito importante ficar atento aos fatores de risco, tais como história familiar de câncer de tireoide, idade superior a 40 anos, tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência e, o aparecimento de um nódulo que esteja em rápido crescimento.

Confira no vídeo alguns mitos e verdades sobre os nódulos e o câncer de tireoide!

Fonte: http://www.fabianagrillo.com.br/saude-sem-neura/saude/mitos-e-verdades-sobre-os-nodulos-e-o-cancer-de-tireoide

Conheça mais as especialidades da Dra. Rosália Padovani

senha