Notícias

20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose

20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose

Em comemoração ao Dia Mundial da Osteoporose, que foi em 20 de outubro, a SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia promoveu, de 20 a 24 de outubro, a semana de prevenção da osteoporose.

A campanha, que teve como tema “Fortaleça esta ideia e viva com qualidade”, abordou a prevenção e tratamento da doença, que atinge hoje 10 milhões de brasileiros. A cada ano acontecem, no Brasil, milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns das fraturas.

A campanha destacou, ainda, que menopausa, tabagismo, bebidas alcoólicas, pouca ingestão de cálcio, baixa exposição ao sol e baixos níveis de vitamina D são fatores de risco, e outras doenças também são causas secundárias de osteoporose: artrite reumatoide, hipertireoidismo, uso de corticoide e doenças intestinais.

O problema pode ser diagnosticado por meio da densitometria óssea. Homens acima dos 70 anos e mulheres acima dos 65 anos apresentam indicação para a realização deste exame. Caso o homem ou a mulher tenha fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos. Todo indivíduo com uma fratura sem trauma (queda da própria altura ou menos) também tem indicação de fazer a densitometria óssea por apresentar grande chance de ter osteoporose e risco de novas fraturas.

Voltar